segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

A Medicina Tradicional Chinesa e o Verão


 A Medicina Tradicional Chinesa e o Verão

VERÃO – ESTAÇÃO CORAÇÃO
Assim como a Primavera se desenvolve naturalmente para o verão, também a energia expansiva e criativa da Madeira amadurece para a energia florescente do Yang velho:

A ENERGIA DO FOGO. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o verão é a estação relacionada ao Coração e ao Intestino Delgado, considerados órgãos “Fogo” como o próprio verão que é quente. Esta é a fase mais cheia de energia de todo o ciclo, quando acontece a fase mais quente da energia Yang cheia.  

É no coração onde reside as emoções e também o órgão que distribui o sangue e a sua energia pelo corpo. A sua cor é o vermelho, a cor do sangue e do calor. É a estação para estarmos atentos às nossas emoções. Alegria e tristeza em excesso farão mal ao nosso coração.  

No verão, nossas energias e emoções emanam do nosso interior em direção ao exterior. O verão é a adolescência da vida. Estamos quentes e precisamos refrescar-nos. Nosso calor sai pelos poros sob forma de suor, espinhas, cravos e irritações da pele. Pouca roupa, ambientes abertos, lugares frescos e espaçosos, trarão tranquilidade e bem-estar. 

Banhos de mar, cachoeira, são purificantes! O contato com a sombra e com a água é prazeroso e bem-vindo. O verão é o período de aperfeiçoamento dos seres em direção à plenitude. É também quando a energia sexual está mais ativa.

É no verão que ocorre um aumento nos casos de complicações cardíacas.  Os sintomas mais comuns apresentados em decorrência do desequilíbrio do coração e do intestino delgado são: opressão torácica, palpitações, arritmias, dores no coração, dores nas axilas, dores na boca do estômago, adormecimento e formigamento nas mãos e braços, má circulação, menstruação abundante, hemorroidas, varizes, fadiga, depressão, agitação, ansiedade, histeria, logorréia, dores e cansaço nas pernas, edemas, diarreias, rigidez no baixo ventre, má digestão, entre outros.

Além disso, poderão ocorrer desequilíbrios do fígado e da vesícula biliar, isto se tiver havido abusos alimentares durante a primavera. Segundo consta no livro do Imperador Amarelo Nei Ching ( Base da MTC )  "Os que desrespeitarem as Leis da primavera serão punidos com os males do fígado no Verão", com um ou mais dos seguintes sintomas: conjuntivite, vista lacrimejantes, vista cansada, olhos vermelhos, fotofobia, olhos que coçam, enxaqueca, tonturas, vertigens, câimbras nos braços e pernas, boca amarga, desânimo, irritabilidade, agressividade, aversão a ruídos, choro fácil, mastite, TPM, distúrbio menstrual, micose ou unha encravada no grande artelho.

O ideal é sempre evitarmos os abusos na alimentação e mantermos um estilo de vida saudável. O sabor predominante na natureza é o amargo. Assim, seguindo a regra, devemos evitar os alimentos amargos e quentes, tais como: café, chocolate, pimentas, pimentões, soja, manteiga gengibre, cravo, canela.  Evite as gorduras e frituras, pois essas agridem os vasos sanguíneos e devem ser especialmente evitados nesta época do ano. Aqui, a sabedoria consiste em saber que evitando os amargos, frituras e gorduras, podemos nos manter mais serenos, naturalmente, ajudando nosso corpo a auxiliar nossa mente.